As 10 Qualidades de um líder a ser seguido.



   Tem muitos líderes bons e com certeza servem de modelo a ser seguido. O profeta Eliseu é um desses líderes. É exatamente o profeta Eliseu que usaremos de referência para descobrir as qualidades de um bom líder, vamos lá? O líder precisa:

1- Ser qualificado:Em primeiro lugar o líder precisa se qualificar na área pretendida.Eliseu andava com o profeta Elias. Eliseu estava sendo treinado para ocupar a posição de Elias, foi o próprio Senhor que ordenou isto, Eliseu por sua vez não deixou esta oportunidade passar e passou a acompanhar Elias em todo lugar.Esta foi sua oportunidade de aprender com um profeta a ser profeta, talvez você possa se perguntar: Profeta não é levantado por Deus? E suas profecias não são direcionada pelo Espírito Santo? Eu vou te responder que você está correto nestas afirmações, porém há muita coisa que um profeta precisa aprender, e precisa ser instruindo pelos homens com experiência, para que assim ele possa exercer uma boa função.A qualificação também se aplica na área eclesiástica, pastor, mestre, apóstolo, doutor e até mesmo profetas precisam se qualificar. Toda função que uma pessoa exerça na obra de Deus, ou na vida profissional precisa da qualificação.

2- Saber trabalhar em conjunto: Existia um grupo pessoas com Eliseu, que eram denominados como aprendizes de profeta. Se há uma necessidade  de um líder, é necessário ter também os liderados. Se um líder for individualista, ele jamais terá sucesso em sua função. Ele precisa ter pessoas não somente para liderar, mas também para auxiliar em sua liderança. Moisés foi um grande líder, mas por muito pouco ele ia se despencando no fracasso, sua sorte e saída foi seu sogro, por ser uma pessoa experiente pode lhe dar um conselho.

3- Estar aberto para conselhos : O sogro de Moisés foi fundamental para que obtivesse sucesso em sua liderança. Se o líder não estiver aberto para conselhos e sugestões ele pode deixar de executar uma boa estratégia para o sucesso, mas é preciso analisar muito bem quem esta dando o conselho, e, qual é o conselho dado. Jerobäo depois que passou a ser rei de Israel procurou conselho entre os anciões que convivia com seu pai, não satisfeito com a resposta também procurou conselho com os jovens de sua idade e resolveu seguir o conselho dos jovens, como consequência teve o reino dividido. É bom lembrar que idade não é ponto principal, mas sim a esperiência e responsabilidade de uma pessoa é que vai determinar o valor que o conselho tem.

4- Estar aberto para sugestões: Os aprendizes dos profetas que estavam com Eliseu deram sugestões, eles disseram: O lugar em que habitamos nos é pequeno, vamos pois ao Jordão e cortamos madeira. Um deles deu uma sugestão, e não era o líder, quando isto chegou aos ouvidos de Eliseu, esta sugestão recebeu o aval de Eliseu. Toda id;eia deve ser ouvida, e se for conveniente ela deve ser colocada em prática, ou armazenada até o dia propício para executá-la. Ser líder não significa que todas sugestões deve sair exclusivamente de você; é preciso dar liberdade para que outras sugestões sejam ouvidas.

5- Estar presente: O chefe diz: Vão e façam; o líder diz: vamos e façamos. Os aprendizes disseram: Serve-te de ires conosco? Eliseu respondeu: Eu irei. Todo líder precisa estar presente, o líder não é levantado para mandar, e sim para ensinar, ele deve ser um exemplo e modelo a ser seguido. Por isso precisa sempre estar presente para ensinar e passar segurança para seus liderados.

6- Ser confiante e passar confiança: Quando Eliseu foi notificado que o ferro do machado caiu na água, ele não demonstrou desespero diante da adversidade, ele demonstrou confiança, e, quando alguém demonstra confiança, automaticamente ele passa esta confiança adiante. Não importa qual é o grau de dificuldade, o líder precisa sempre passar confiança aos seus liderados, onde tudo leva a crer que não há solução, ele assim mesmo precisa exercitar sua fé e crer que alguma coisa pode ser feita, para reverter a situação.

7- Saber tomar decisões: Líder que se preze precisa estar apto para tomar decisões de última hora. O ferro do machado caiu na água, alguma coisa precisava ser feita para que a obra continuasse e não fosse interrompida por este incidente. Pouca coisa poderia ser feita, mas estava sobre a responsabilidade do líder tomar uma decisão, ou ele encerraria aquela obra, ou tomaria uma atitude pra resolver aquela situação. Ele porém fez o que um bom líder faz, tomou uma decisão de recuperar aquele ferro do machado.

8- Precisa ter "visão": O líder precisa ver além do alcance de seus olhos. Ele precisa ter visão de líder, e visão de líder é abrir os olhos para ver o impossível, se tornar algo possível e apalpável. Mesmo que para alguns pareça loucura, as vezes algumas atitudes meia louca precisa ser tomada. Foi exatamente o que Eliseu fez, você já viu um ferro flutuar na água, os aprendizes dos profetas e Eliseu viram.

9- Saber o que está fazendo: O líder não pode agir por impulso ou por pressão, ele precisa saber exatamente o que está fazendo. Muitos líderes sucumbe ao fracasso porque não sabem exatamente o que está fazendo e de como agir em determinada situação. Caso o líder não tenha a convicção do que está fazendo, ele está sujeitando-se ao fracasso e pode até mesmo ao invés de trazer solução, agravar ainda mais a situação. Cada passo precisa ser friamente calculado, mas precisa ser calculado em fração de segundos. Muita das vezes não há tempo suficiente para agir, mas tal ação precisa ser feita conscientemente, para não acarretar em mais problemas.

10- Saber motivar seus liderados: Esta é a principal qualidade de Eliseu, por isso resolvi deixar por último neste artigo. Em nenhum momento desta passagem bíblica, vemos Eliseu ordenar os liderados a cortar lenha e ampliar o local onde eles habitavam, porém eu percebo que eles estavam completamente motivados a realizar esta obra. O líder nato é desta maneira, ele jamais impõe alguma coisa para seus liderados, porém ele sabe motivá-los a realizar alguma coisa.

   Muitas são as qualidades de um líder, se você almeja ser um bom líder, é muito importante que ao ler este artigo você decida tirá-lo da teoria e colocá-lo em prática . Liderar é uma tarefa extremamente fácil, ser um bom líder,sim, é uma tarefa extremamente difícil, portanto ao liderar; exerça esta função com muito amor e muita dedicação. Desejo que sua liderança seja feita de maneira que venha contagiar seus liderados a ponto deles realizarem suas tarefas, com a satisfação estampada em sua face e em suas ações.